A infiltração capilar é uma técnica não-cirúrgica utilizada para tratar a queda de cabelo e alguns tipos de alopecia. Em síntese, o tratamento consiste na aplicação de medicamentos específicos diretamente no couro cabeludo do paciente, com o objetivo de estimular o crescimento de novos fios e fortalecer os cabelos já existentes.
Os medicamentos utilizados na infiltração capilar podem variar de acordo com a causa da queda dos cabelos e as características individuais de cada paciente.
Um dos principais benefícios da infiltração capilar é a sua eficácia no tratamento da alopecia areata e cicatriacial. Além disso, também pode ser aplicada em outras condições de tratamentos capilares como a dermatite seborreica, psoríase do couro cabeludo entre outros. Os medicamentos usados nesses casos ajudam a reduzir a inflamação e a coceira, além de promover a regeneração da pele.
A infiltração capilar é um tratamento seguro e pouco invasivo, que pode ser realizado em consultório médico/dermatológico especializado. O procedimento é rápido e geralmente não causa dor significativa. Os resultados começam a ser percebidos após algumas semanas e podem ser mantidos com a realização periódica do tratamento.
No entanto, é importante lembrar que a infiltração capilar não é indicada para todos os casos de queda capilar e alopecias. Antes de realizar qualquer tratamento, é fundamental que o paciente seja avaliado por um médico dermatologista especialista em tricologia, que irá indicar as melhores opções de tratamentos de acordo com as suas necessidades individuais.
O QUE É A ALOPECIA AREATA?
A alopecia areata é uma condição caracterizada pela perda capilar por conta de um processo inflamatório na raiz do cabelo. As falhas possuem formato arredondado e pode ocorrer tanto no couro cabeludo como em outras partes do corpo.
Acomete de 1 a 2% da população, afetando ambos os sexos em qualquer idade. No entanto, cerca de 60% dos casos são mais comuns em pessoas com menos de 20 anos.
No geral, a alopecia areata é assintomática, mas algumas pessoas podem apresentar coceira no couro cabeludo e uma sensação de queimação antes dos fios começarem a cair.
As causas para a alopecia areta podem estar relacionadas tanto com fatores genéticos, como estar associados a distúrbios imunológicos e doenças como lúpus, vitiligo, diabetes e alergias, como rinite. Além disso, fatores emocionais também podem desencadear ou agravar este distúrbio capilar.
O diagnóstico é feito pelo médico dermatologista especialista, por meio de uma avaliação capilar. Também é ele quem irá propor o melhor tratamento, considerando as especificidades de cada caso.
PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE CAUSAM QUEDA CAPILAR.
A queda capilar pode ser multifatorial, ou seja, há vários fatores que podem contribuir com a perda dos fios. Fatores genéticos ou questões emocionais, alimentares, hormonais entre outros podem causar um distúrbio no organismo, ocasionando a queda.
É normal as pessoas perderem cerca de 50 a 200 fios de cabelo por dia, pois há uma renovação natural dos folículos devido ao ciclo de crescimento capilar. Porém, se esta queda está além disso e causando falhas visíveis no couro cabeludo, é necessário buscar por ajuda médica para identificar as causas e os possíveis tratamentos.
A perda capilar pode estar associada a diversas causas. Fatores genéticos, ambientais, descompensação hormonal podem estar relacionados com a perda, que deve ser investigada, principalmente quando a queda for persistente e causar falhas no couro cabeludo.
Entre as principais causas da perda capilar, podemos citar:
HEREDITARIEDADE E GENÉTICA: Um exemplo desta condição é a alopecia androgenética, um tipo de calvície que tem fator genético. Nesse caso, os folículos capilares vão reduzindo a sua espessura e tamanho até deixarem de nascer. A perda capilar é progressiva, tendo início por volta dos 20 anos e se estabilizando pelos 50 anos. No entanto, nem todos os folículos capilares presentes no couro cabeludo apresentam o gene da calvície, o que faz a perda se concentrar na região das entradas e coroa.
DOENÇAS AUTOIMUNES: Além da alopecia areata, o lúpus e a diabetes são doenças que afetam o crescimento dos cabelos, causando quedas capilares mais severas.
QUESTÕES HORMONAIS: eflúvio telógeno, ovário policístico e problemas na tireoide também podem ocasionar e agravar a perda capilar.
COVID-19: Pessoas que tiveram covid-19 relatam uma perda intensa dos fios, que afeta o volume e a densidade dos cabelos. Em alguns casos, é possível observar falhas no couro cabeludo.
FATORES AMBIENTAIS: má alimentação, estresse e uso constante de cigarros também podem afetar o crescimento dos cabelos, influenciando na perda capilar.
BENEFÍCIOS DA INFILTRAÇÃO CAPILAR
A Infiltração Capilar é um tratamento eficiente, principalmente nos casos de Alopecia Areata e alguns casos de alopecia cicatricial, por ter uma ação mais localizada. Além disso, também se mostra bastante eficaz no tratamento de queda de cabelo no geral, seborreia, caspa e outros problemas.
Desse modo, podemos considerar como um dos principais benefícios do tratamento com Infiltração capilar o fato do medicamento ser aplicado diretamente no local, sendo absorvido pelo organismo de modo mais rápido, otimizando sua ação no couro cabeludo.
Outro benefício do tratamento está em contribuir com o emocional do paciente, melhorando sua autoestima. Afinal, nós sabemos que problemas capilares geram muitos incômodos e afetam de forma significativa o bem-estar e a autoconfiança das pessoas.
Alguns dos benefícios da Infiltração Capilar:
Ação localizada: o medicamento é aplicado diretamente no local que sofre com a queda capilar.
Mais efetividade: a ação localizada favorece a absorção do medicamento. Desse modo, a ação é otimizada pelo couro cabeludo.
Retorno imediato as atividades: o paciente pode retomar suas atividades normalmente logo após as sessões.
Não há necessidade de raspar ou cortar os cabelos: o procedimento de Infiltração Capilar não requer qualquer preparo prévio.
Melhorar a autoestima dos pacientes: os resultados contribuem com a segurança e confiança do paciente com sua própria imagem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O tratamento com Infiltração Capilar pode trazer benefícios tanto físicos quanto emocionais ao paciente. Por meio de uma consulta com médico dermatologista especialista são definidas a quantidade de sessões necessárias para tratar cada caso.
Desse modo, todo o tratamento é criado de forma personalizada para atender as necessidades específicas de cada paciente.
A infiltração capilar apresenta diversos benefícios, dentre os quais se destacam a ação localizada do medicamento, o que aumenta a efetividade do tratamento. Além disso, não requer qualquer preparo prévio e permite que o paciente retome suas atividades imediatamente após a sessão. Outro aspecto positivo é que a infiltração capilar não requer a raspagem ou corte dos cabelos. Os resultados do tratamento impactam diretamente na autoestima dos pacientes, que se sentem muito mais seguros e confiantes.
Para saber mais informações sobre os nossos tratamentos capilares, entre em contato com a nossa equipe. Estamos sempre prontos para ajudar e contribuir para a recuperação da autoestima dos pacientes.
Acesse nossas redes sociais e converse conosco através dos nossos canais de atendimento. Em nosso site, você encontrará informações relevantes e poderá tirar suas dúvidas. Além disso, temos um canal no Youtube com conteúdo relevante para aqueles que estão considerando fazer algum tratamento capilar.