O implante de sobrancelha é uma realidade nos consultórios atualmente. O procedimento tem como principal objetivo redefinir o desenho da sobrancelha oferecendo maior densidade com a inserção de mais fios na região.
Os resultados do procedimento são indiscutíveis, afinal, a aparência das sobrancelhas são totalmente renovadas, de modo natural, tendo as falhas dirimidas.
A cirurgia é feita em consultório, por médico dermatologista habilitado e não há necessidade de internação. O procedimento é feito com sedação e anestesia local e a recuperação é tranquila.
Há algumas circunstâncias que fazem as pessoas procurarem por este tipo de procedimento, como a rarefação da sobrancelha causada principalmente por problemas de alopecia, retiradas em excesso e até mesmo o envelhecimento, que causa o afinamento dos folículos localizados na área.
Diversas técnicas podem ser aplicadas na realização da cirurgia. E no texto de hoje nos vamos passear por algumas delas.
ANTES DA CIRURGIA É PRECISO FAZER A TRICOSCOPIA
A tricoscopia é um exame não invasivo, realizado no próprio consultório para avaliar a saúde do fio capilar. A partir deste exame, é possível identificar questões que podem estar relacionadas com a perda dos fios na região, além de determinar a melhor área para selecionar os fios que serão implantados.
O sucesso do transplante está estritamente relacionado com a escolho do folículo. Afinal, a evolução das técnicas permite que fios de diversas regiões do corpo possam ser usadas para complementar a área receptora. Desse modo, é imprescindível avaliar além da qualidade e saúde do fio, as características e semelhanças para que haja a menor diferença entre eles, proporcionando ao paciente um resultado bastante natural.
Mais informações sobre a tricoscopia:
- Exame prático, indolor e não invasivo.
- Não requer qualquer preparo prévio e não causa desconforto.
- A lupa usada no exame aumenta o fio entre 10 a 200 vezes permitindo visualizar o todas as estruturas do fio e do couro cabeludo.
- Permite a visualização detalhada da estrutura dos folículos e avaliar de modo eficiente cada caso.
- A partir do exame é possível avaliar sinais clínicos e sintomas de doenças que causam a perda capilar como descamações, inflamações e doenças do próprio fio, falhas localizadas, quedas e perdas no geral.
Além da tricoscopia, também é solicitado exames de sangue e feita uma anamnese completa para verificar as condições de saúde do paciente.
MÉTODOS APLICADOS NO TRANSPLANTE DE SOBRANCELHA
A evolução das técnicas de transplante tem permitido a realização do procedimento para recuperar diversas áreas que sejam afetadas com a perda dos pelos. Assim, vamos destacar alguns métodos que podem ser aplicados no momento da cirurgia:
FUE (Follicular Unit Extraction)
O método FUE, também chamado de fio a fio, é uma técnica minuciosa que se destaca por extrair o fio do lugar de origem que, em seguida, são implantados individualmente na região receptora. É considerada uma técnica artesanal, sendo o procedimento mais aplicado quando falamos em transplante capilar, entre eles o de sobrancelha.
Na consulta pré-transplante, por meio dos exames realizados, é feito um estudo das linhas da face do paciente e o redesenho da sobrancelha para se seguir ao longo do procedimento de implante capilar.
Isso também é uma forma de garantir o sucesso da cirurgia.
FUE de fio longo
A principal diferença deste método para o FUE convencional é que neste não há necessidade do paciente raspar os fios para realização do procedimento.
Essa técnica é bastante utiliza em transplantes capilares femininos, uma vez que não há necessidade de raspagem dos fios. São outras vantagens do método FUE DE FIOS LONGOS é ter uma prévia do resultado da cirurgia. Afinal, antes dos fios implantados caírem, condição normal que ocorre após o transplante, o paciente em uma noção geral de como irá ficar o resultado.
Outra vantagem é ter maior precisão sobre a angulação do fio, que definitivamente contribui com o resultado final do procedimento.
FUT (Follicular Unit Transplantation)
A Técnica FUT tem como principal característica a retirada de uma faixa contendo os folículos a serem transplantados. Por conta disso, também é chamada de técnica em faixa. Desse modo, os folículos são selecionados e implantados um a um na região da sobrancelha.
Por meio dessa técnica também é possível escolher os fios que tenham características semelhantes aos que formam a região receptora, proporcionando um resultado bastante natural.
Em geral, os folículos são extraídos da região posterior do couro cabeludo. É a técnica mais usada para casos de calvície mais avançada, uma vez que a faixa retirada do couro cabeludo possui um número maior de folículos, permitindo uma cobertura mais ampla. A principal desvantagem da técnica FUT está também na extração dos fios, uma vez pode deixar uma cicatriz linear aparente, principalmente se o cabelo estiver mais curto.
Híbrida:
A técnica hibrida é usada para otimizar os resultados do procedimento aliando os benefícios e vantagens dos métodos existentes.
Quem define a melhor técnica a seguir é o médico dermatologista levando em consideração todas as informações obtidas pelos exames e avaliação em consultório.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O transplante de sobrancelhas é uma alternativa definitiva para recuperar as sobrancelhas danificadas por conta de excesso de retiradas de pelos, alopecias e afinamento causado por conta de envelhecimento.
E mesmo que você não tenha problema algum, é possível redefinir a área para ter sobrancelhas mais encorpadas e volumosas.
As diversas técnicas existentes hoje contribuem com o sucesso do procedimento, oferecendo resultados naturais, contribuindo para ajudar o paciente a recuperar a autoestima.
Assim, para saber mais sobre o transplante de sobrancelha entre em contato com a nossa equipe pelos nossos canais de atendimento e redes sociais.
Além disso, em nosso site você vai ter acesso a diversas informações e tirar suas principais dúvidas. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante de sobrancelha.