Não há dúvidas que ter um cabelo bonito é motivo de satisfação pessoal tanto para homens quanto para mulheres. Assim, podemos concluir que a queda capilar intensa é motivo de grande preocupação, afinal de contas, pode estar relacionada com patologias que merecem atenção e até mesmo levar à calvície.
A queda capilar pode ser sintoma de algumas doenças. Sendo assim, quando essa queda se intensifica, chegando a causar falhas visíveis no couro cabeludo e sem indicar uma melhora na quantidade de fios que caem ao longo do dia, é um sinal de alerta e deve ser investigado.
Sendo assim, é necessária uma análise para se avaliar a saúde dos fios além da realização de exames de rotina para se chegar a um diagnóstico. Só aí então é proposto os tratamentos mais adequados a cada paciente. Muitos casos de queda são reversíveis desde que sejam aplicados protocolos corretos.
Os tratamentos podem ser:
- Exclusivamente medicamentosos
- Com aplicação e/ou estímulo local do couro cabeludo
- Associação de técnicas
- E em vários casos o transplante capilar se configura como uma solução definitiva aos problemas de queda.
O setor de medicina estética capilar tem evoluído constantemente, apresentando diversas soluções que contribuem com o bem-estar do paciente por meio de resultados naturais e duradouros.
Nosso texto de hoje iremos abordar sobre tratamentos que irão auxiliar na queda capilar.
01 ] TRANSPLANTE OU IMPLANTE CAPILAR
O transplante capilar se destaca como uma solução definitiva, principalmente para os casos de alopecia androgenética. Essa é uma condição que acomete ambos os sexos, porém é mais comum entre os homens. Resumidamente, na alopecia androgenética, os folículos possuem o fator genético que causam a calvície. Com o tempo, os fios vão se tornando cada vez mais finos, até deixarem de nascer.
Por meio do transplante capilar, são selecionados e extraídos fios das áreas que denominamos doadoras e que não possuem os fatores genéticos causadores. Em seguida, estes folículos são separados e implantados na área calva.
Quanto menor o grau da calvície, melhor resultado de preenchimento e densidade. Por isso, é sempre importante consultar um médico tricologista para avaliar a região, o tipo e grau de calvície e assim realizar todo o planejamento de transplante para haver uma melhor cobertura da área calva, potencializando os resultados do procedimento.
Conheça mais sobre o Transplante Capilar.
02 ] INFILTRAÇÃO CAPILAR
É um tratamento extremamente eficaz devido a sua ação localizada. É indicado para problemas como queda capilar, seborréia, caspa e muito eficiente em pacientes com alopecia areata.
Um dos principais benefícios deste protocolo de tratamento é a aplicação direta de medicamentos no local afetado, permitindo uma absorção mais rápida pelo organismo, otimizando sua ação no couro cabeludo.
03 ] MMP CAPILAR
Sigla de Microinfusão de Medicamento Percutâneo, o MMP capilar é um protocolo de tratamento bastante eficiente para queda e outros problemas capilares, como a alopecia androgenética.
Possui ação localizada, possível por meio do microagulhamento. Nesse processo o medicamento e outros nutrientes são injetados diretamente na área afetada, fortalecendo os folículos capilares e estimulando seu crescimento.
Outro ponto positivo deste protocolo é a associação dos medicamentos com a técnica de microagulhamento, que além de terem uma entrega localizada também estimulam a vascularização do couro cabeludo, auxiliando a circulação sanguínea na região. Como resultado: cabelos mais fortes, densos e volumosos.
Saiba mais sobre o MMP Capilar, clique aqui.
04 ] LASER CAPILAR
Por meio desse procedimento é possível melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, principalmente nas regiões afetadas com a queda. A plataforma de Laser 4D proporciona ação local direta, sendo assim, é possível concentrar a aplicação nas áreas afetadas pela queda capilar, contribuindo com a oxigenação e nutrição das raízes dos cabelos.
Além disso, o Laser Capilar também ajuda na eliminação de toxinas que provocam a queda, diminuindo a perda e estimulando o crescimento dos fios que ficam mais fortes e nutridos.
Por melhorar a saúde da haste capilar e aumentar a densidade dos fios, este protocolo é bastante recomendado para casos de redução da progressão da calvície feminina e masculina, além de se mostrar muito eficiente no tratamento do Eflúvio Telógeno.
05 ] PRP – PLASMA RICO EM PLAQUETAS
O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é uma técnica eficiente para tratar casos de alopecia androgenética. O procedimento consiste na preparação de uma solução autóloga de plasma concentrado, nele irá conter diversos fatores de crescimento, além de citocinas, que vão ajudar a aumentar a capacidade de reparação e regeneração dos folículos enxertados.
Em resumo, esse procedimento auxilia na recuperação capilar, tornando os fios mais fortes e saudáveis.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os protocolos de tratamentos capilares que existem hoje em dia compreendem diversas técnicas e tecnologias que atendem de modo preciso e individualizado o paciente. Afinal, por mais que as queixas relacionadas a queda capilar possam parecer as mesmas, cada caso é diferente do outro bem como sua forma de tratamento.
As reclamações mais frequentes no consultório estão relacionados a queda capilar intensa, cabelos fracos e quebradiços e a calvície propriamente dita. E para cada diagnóstico e avaliação realizada, haverá uma indicação de tratamento personalizado que irá compreender aquilo que o paciente precisa e espera.
Quer saber mais como os tratamentos para queda capilar podem ajudar a recuperar a autoestima e trazer mais bem-estar? Entre em contato com nossa equipe pelos nossos canais de atendimento.
Encontre informações e tire as principais dúvidas em nosso site. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante capilar.