Quem nunca teve um episódio de pentear os cabelos após o banho ou durante a lavagem e ver aquele bolo de cabelo na mão? Ou ver os cabelos caídos no chão da casa e no travesseiro? Será que é normal todos passarem por isso? Quando eu devo me preocupar? Queda de cabelo pode ser calvice?
A queda de cabelo em episódio descrita acima, chamada de eflúvio telógeno agudo, pode acontecer devido a vários fatores e ela pode causar certo desespero, já que o cabelo cai em bastante quantidade. A dúvida é : queda de cabelo pode ser calvice? Vai ficar falhado? Vou recuperar meus fios?
Nos casos de queda capilar em que há um motivo evidente, que é investigado na consulta com o dermatologista, como por exemplo: alterações de tireoide, anemia, baixo índice de ferro e ferritina, deficiência nutricional, estresse, cirurgias recentes, doenças febris recentes elas tendem a se resolver quando a causa do problema é solucionado, de forma que o cabelo volta a crescer normalmente, sem falhas. Essa queda chamamos de eflúvio telógeno agudo e essa queda não leva a calvice.
Entretanto, se o paciente já tiver antecedentes de alopecia em sua família, que pode ser alopecia androgenética (calvice), a queda de cabelo pode não recuperar 100% e deixar falhas e aí sim levar a quadros mais sérios e permanentes se não tratados. São os casos típicos de mulheres que experimentaram queda de cabelo pós gestação e nunca recuperaram o volume dos fios, o mesmo pós cirurgias ou estresse emocional.
Por isso, é importante sempre a consulta com o especialista para identificar a causa do problema da queda de cabelo e para avaliar se há indícios de alopecia androgenética (calvice), pois nesses casos, o tratamento deve ser iniciado para a melhora da queda de cabelo e a recuperação da falha pela calvice.