Se você está programando fazer a cirurgia de transplante capilar, já deve ter se deparado na internet com fotos de cirurgia FUE de antes e depois “demonstrando” a quantidade de fios que foi transplantada. Para entender quantos fios podem ser transplantados, é necessário saber alguns conceitos.
A unidade folicular (UF) retirada no transplante capilar consiste de 1 a 4 folículos agrupados que compartilham da mesma glândula sebácea e do mesmo músculo piloeretor. Em outras palavras, quando olhamos no tricoscópio, vemos que do mesmo ponto do couro cabeludo, podem sair de 1 a 4 fios.
Na técnica de transplante capilar FUE retiramos uma a uma as unidades foliculares e também implantamos uma a uma. Cada uma dessa unidade folicular pode “render” de 1 a 4 fios. Essa característica de ter mais fios, ou não, por unidade folicular é individual de cada um. Pode variar com: a genética, o tipo do cabelo e o grau de alopecia.
Isso quer dizer que a quantidade de fios transplantados na cirurgia de transplante capilar varia muito do tipo do cabelo do paciente. Em uma conta simples: se são retirados 3000 unidades foliculares e o paciente tiver uma média de 2 fios por unidade folicular, esses 3000 UF renderão 6000 fios. Porém, se o paciente tiver mais fios por unidade folicular, como por exemplo 2,5 fios de média por unidade folicular, o número de fios aumenta para 7500.
Por isso, é importante um tratamento precoce da calvice masculina (alopecia androgenética), pois, cuidando da área doadora desde cedo, há chance de um resultado melhor na transplante capilar. Do contrário, pode haver rarefação da área receptora e até mesmo da área doadora, levando a prejuízo no resultado do transplante capilar. Nesse vídeo no youtube eu explico mais sobre isso. https://www.youtube.com/watch?v=22oN_eO7Swo&t=1s e aqui no site tem todas as dúvidas do transplante capilar.