O transplante capilar é um procedimento seguro e eficaz que além de recuperar as áreas calvas no couro cabeludo, também recupera a autoestima das pessoas. Mulheres e, principalmente, homens tem se beneficiado deste procedimento que oferece resultados naturais e permanentes.
A busca pelo transplante capilar começa na consulta com médico dermatologista especialista e habilitado, que irá seguir todos os protocolos necessários para a avaliação das características da perda capilar e se está relacionada com alguma patologia.
Também são solicitados exames de rotina para avaliar e embasar o diagnóstico. Além disso, também é feita a tricoscopia, um exame de imagem indolor e não invasivo que irá avaliar a saúde e características dos folículos. Todos esses exames são fundamentais para firmar um diagnóstico e embasar o planejamento do transplante.
Saiba mais sobre o exame de tricoscopia nesse texto aqui.
O transplante capilar de rebaixamento de testa tem ganhado cada vez mais destaque por corrigir imperfeições trazendo mais simetria e harmonização ao rosto do paciente.
Ainda assim, há muitas dúvidas sobre este tipo específico de transplante que nós vamos desmistificar no texto de hoje.
O QUE É O TRANSPLANTE CAPILAR PARA REBAIXAMENTO DE TESTA?
Este transplante visa corrigir e minimizar a perda de cabelo na linha da testa, condição conhecida popularmente como “testa alta”. O procedimento objetiva redesenhar e preencher a região, oferecendo uma aparência mais harmoniosa, levando em conta as características físicas, necessidades e desejos individuais do paciente.
Os folículos capilares saudáveis são extraídos da região doadora e em seguida implantados na área receptora.
QUAIS SÃO AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA REALIZAR O TRANSPLANTE CAPILAR DE REBAIXAMENTO DE TESTA?
Com a evolução constante do setor, as técnicas estão cada vez mais aprimoradas e, também tecnológicas. Entre os métodos mais usados nas cirurgias de transplante capilar podemos destacar a FUT e a FUE.
FUT: sigla inglês para Follicular Unit Transplantation. Também conhecido como “Método em Faixa”. Nessa técnica a extração é feita retirando uma faixa contendo os folículos capilares do couro cabeludo da região que determinamos como doadora. Em seguida, as unidades foliculares são separadas e implantadas uma a uma na área receptora, seguindo o planejamento que foi definido para o transplante capilar. A principal desvantagem do método FUT é deixar uma cicatriz linear no couro cabeludo do paciente, visível principalmente quando os cabelos estão mais curtos.
FUE: sigla em inglês para Follicular Unit Extraction. Também conhecido como “Método Fio a Fio”, essa técnica foca na extração dos folículos, que são retirados e implantados um a um da área doadora para a receptora. É um método extremamente minucioso e não deixa cicatriz aparente.
As técnicas podem ser combinadas para otimizar o resultado do paciente. Esse é um benefício dos avanços nos estudos e tecnologias envolvendo o tema Transplante Capilar.
QUAIS SÃO OS PRÉ-REQUISITOS PARA O TRANSPLANTE CAPILAR DE REBAIXAMENTO DE TESTA?
O paciente é submetido a uma anamnese completa, exames de rotina e a tricoscopia que irá avaliar a saúde dos fios para desse modo fazer um diagnóstico preciso. Assim é possível compreender o quadro específico do paciente e a melhor maneira de contribuir com a recuperação de sua densidade capilar.
Sendo assim, o transplante capilar para rebaixamento de testa pode ser realizado por pessoas que tenham algum tipo de alopecia, cicatriz no local que afetou o crescimento dos cabelos e até mesmo por motivo estritamente estético.
Devemos deixar claro, que o paciente só será submetido à cirurgia de transplante capilar depois que realizar todos os exames exigidos.
EXISTEM RISCOS ASSOCIADOS AO TRANSPLANTE?
Todo procedimento cirúrgico oferece riscos, por isso, é fundamental contar com profissionais habilitados, que atendam em clínicas que garantam total segurança para preservar sua integridade e obter os resultados desejados.
COMO É O PÓS-OPERATÓRIO E O TEMPO DE RECUPERAÇÃO APÓS O TRANSPLANTE?
O transplante capilar para rebaixamento de testa não exige que o paciente permaneça internado, sendo liberado momentos após o procedimento ser finalizado. A cirurgia é divida em duas etapas: extração e implantação dos fios. Por conta disso, pode levar algumas horas para ser concluída.
A recuperação do procedimento em geral é tranquila, exigindo alguns cuidados e recomendações específicas, principalmente em relação a limpeza da região.
Além disso, logo após o procedimento, o local pode ficar um pouco dolorido e inchado. Assim, há recomendação de usos de analgésicos para amenizar as dores e o incomodo, que ocorre principalmente nos primeiros dias.
O TRANSPLANTE CAPILAR PARA REBAIXAMENTO DE TESTA É PERMANENTE?
Sim. Apesar dos fios transplantados caírem com cerca de 4 a 6 semanas após a cirurgia, as raízes permanecem no couro cabeludo e seguem o ciclo de crescimento normal dos cabelos.
Com 3 meses após o transplante é possível observar o resultado inicial, que será completo em um ano, quando os fios atingirem todo o seu ciclo de crescimento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O transplante capilar para rebaixamento de testa tem se tornado cada vez mais popular por corrigir imperfeições e proporcionar mais simetria e harmonia ao rosto do paciente.
Isso porque esse procedimento tem o objetivo de recuperar uma área muito específica, oferecendo resultado natural e permanente, aumentando o volume e a densidade da área que possuía as falhas capilares.
Sendo assim, para obter os resultados esperados, é fundamental contar com profissionais habilitados para acompanhar em todo processo, desde as primeiras consultas, exames, planejamento de transplante, cirurgia até o pós-cirúrgico, oferecendo segurança e eficácia do procedimento.
Para saber mais sobre como o transplante capilar pode ajudar a recuperar a autoestima dos pacientes, entre em contato com nossa equipe pelos nossos canais de atendimento e redes sociais.
Além disso, em nosso site você encontrará informações relevantes e respostas para suas principais dúvidas. Também temos um canal no Youtube com muitas informações úteis para quem está pensando em fazer um transplante capilar.