O transplante capilar é um procedimento eficiente para recuperar as áreas calvas presentes no couro cabeludo (e também em outras áreas do corpo se necessário). É especialmente recomendado aos pacientes diagnosticados com alopecia androgenética, um tipo de perda capilar que tem causas hereditárias.
Cada vez mais pessoas têm se submetido a este procedimento estético devido aos resultados naturais e permanentes que apresenta. Além disso, houve muita evolução nas técnicas empregadas na cirurgia, o que proporciona muita segurança – além claro, de contribuir diretamente com a eficiência nos resultados do transplante.
Outro motivo que podemos destacar para a alta procura deste procedimento, é o fato de contribuir de modo significativamente positivo na autoestima do paciente, que se sente muito mais seguro de sua aparência.
“Mas e depois do transplante capilar? O que deve ser feito? Quais são os cuidados? Meu cabelo vai voltar a cair? Preciso fazer outros tipos de tratamento?” No texto de hoje vamos abordar um pouco mais sobre como é o pós-operatório do transplante capilar e dar algumas dicas e recomendações que irão contribuir ainda mais com os resultados deste procedimento.
QUEDA DOS FIOS APÓS O TRANSPLANTE. DEVO ME PREOCUPAR?
O principal medo de todos que passam pelo transplante capilar é se haverá novos episódios de queda que levem novamente a calvície. Em linhas gerais, o transplante capilar é um procedimento permanente, pois os folículos capilares usados no procedimento não possuem o fator genético que causa a calvície.
Desse modo, se o tipo de perda capilar que acomete o paciente é a alopecia androgenética, é muito provável que não haja mais queda.
Assim, não se preocupe se alguns dias após a cirurgia de transplante capilar os fios começarem a cair. Esse momento é esperado, pois o que cai é apenas o fio de cabelo que foi transplantado. As raízes permanecem no couro cabeludo e irão seguir o ciclo de crescimento normal.
Com 3 meses já é possível observar os resultados do transplante, que com um ano já tem os fios restaurados de modo definitivo.
No entanto, se a calvície for causada por outro tipo de alopecia como a areata ou fibrosante – por exemplo – é imprescindível contar com as recomendações de tratamento propostas pelo médico dermatologista especialista, que é o profissional habilitado para examinar e recomendar os melhores tratamentos levando em conta as especificidades de cada caso.
Link: Saiba mais sobre outros tipos de alopecia no nosso texto: Top 5 alopecias mais comuns e seus tratamentos
Sendo assim, é importante se consultar com profissional habilitado, que irá solicitar exames, realizar a tricoscopia para avaliar a estrutura dos fios e com base nos resultados e diagnóstico, propor o tratamento adequado as condições clínicas de cada paciente, de modo personalizado e individual.
RECOMENDAÇÕES APÓS O TRANSPLANTE CAPILAR
Como já citamos acima, é esperado que após alguns dias os fios transplantados venham a cair. Esse é um processo natural no pós-transplante e não significa que o transplante capilar deu errado.
O procedimento é extremamente minucioso e leva algumas horas para ser realizado. No entanto, o paciente não precisa ficar internado e a cirurgia é feita com anestesia local e sedação.
Assim, o paciente é liberado logo em seguida ao procedimento para se recuperar em casa. Ele é orientado a seguir algumas recomendações simples que vão envolver o cuidado com a limpeza do couro cabeludo, como:
- Optar pelo uso de shampoos neutros para a limpeza.
- Evitar esfregar a região tanto na hora da lavagem quanto na hora de secar.
- Nos primeiros dias é recomendável dormir com a cabeça um pouco mais elevada.
- Não retire as casquinhas que se formam com a cicatrização.
- Evite usar bonés, capacetes e outros adereços que possam abafar a região nos dias seguintes à cirurgia.
- O retorno a atividade física deve ocorrer de modo gradual após 15 dias do procedimento.
- Se necessário, faça outros procedimentos que potencializem os resultados do transplante, auxiliando na nutrição e fortalecimento dos fios que foram transplantados. Converse com seu médico dermatologista para saber mais informações.
- Não compare os seus resultados com os de outros pacientes. Afinal, o transplante capilar é um procedimento individual e feito de modo totalmente personalizado. Sendo assim, os resultados levam em conta variáveis que irão mudar em cada caso.
O médico dermatologista também poderá prescrever medicamentos para amenizar a dor e o inchaço, caso considere necessário.
TRATAMENTOS PÓS-TRANSPLANTE CAPILAR QUE PODEM AJUDAR NO FORTALECIMENTO DOS FIOS
Tratamentos que estimulem o crescimento, nutrindo e fortalecendo os folículos capilares podem ser recomendados após o procedimento de transplante capilar.
Assim, alguns protocolos podem contribuir bastante com o resultado da cirurgia. Vamos citar alguns tratamentos capilares que podem ser realizados no pós-transplante capilar, potencializando os resultados:
MMP Capilar: A associação de medicamentos injetados localmente com a técnica de microagulhamento estimulam no metabolismo capilar, fortalecendo e nutrindo os fios.
Led Capilar: As luzes usadas neste procedimento atingem as células no couro cabeludo, estimulando o aumento da vascularização no local, melhorando o aproveitamento dos nutrientes, eliminando as toxinas, aumentando a síntese proteica, reduzindo a inflamação e estimulando o crescimento dos cabelos. Também pode ser associado a outros protocolos de tratamento.
Terapia Capilar: Auxilia no cuidado e manutenção da saúde dos cabelos, englobando tratamentos que vão agir diretamente na recuperação da haste capilar, ajudando a manter o aspecto saudável dos cabelos e prevenir problemas.
Laser Capilar: Favorece a circulação sanguínea, levando mais oxigênio e nutrientes para a raiz dos cabelos. Também auxilia na eliminação de toxinas que provocam a queda capilar, deixando os cabelos mais fortes e nutridos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O transplante capilar tem ajudado as pessoas recuperarem sua autoestima, contribuindo com seu bem-estar. Além disso, a evolução das técnicas e as outras terapias capilares que podem ser associadas ao tratamento, tem garantido resultados cada vez mais naturais e permanentes.
Link: Confira em nosso blog as principais dúvidas em relação ao transplante capilar.
Para ter êxito no transplante capilar, é necessário consultar profissionais habilitados e experientes na área, que irão examinar, investigar e formular um diagnóstico preciso para que o procedimento seja feito de modo individual e personalizado.
Quer saber mais como o transplante capilar pode ajudar a recuperar sua autoestima e trazer mais bem-estar? Entre em contato com nossa equipe pelos nossos canais de atendimento.
Encontre informações e tire as principais dúvidas em nosso site. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante capilar.