O transplante capilar é um procedimento estético que tem influenciado positivamente a autoestima de várias pessoas. Afinal, os estigmas da calvície causam diversos problemas de confiança com a própria aparência.
Porém, antes de optar pelo transplante capilar e cuidar para que este procedimento tão importante não dê errado, é importante não se deixar seduzir por valores baixos e muito fora dos que são empregados no mercado.
Dando um pequeno spoiler do conteúdo de hoje no blog, há vários motivos que podem culminar na falha do procedimento de transplante capilar. Desse modo, podemos citar entre eles o fato de se optar por profissionais sem experiência, que fazem falsas promessas, apresentando resultados baseados em imagens descontextualizadas além, claro, do valor muito baixo para a realização do procedimento.
Cuidado! Sua segurança e saúde devem estar sempre em primeiro lugar.
NÃO SE ILUDA COM PREÇOS BAIXOS
Infelizmente, muitas pessoas se deixam levar por profissionais que oferecem preços muito abaixo dos praticados no mercado, sem pesquisar o histórico médico desse profissional.
Cuidado! Afinal, não devemos esquecer que, mesmo que seja uma cirurgia com um pré e um pós-operatório relativamente tranquilo, ainda assim trata-se de um procedimento cirúrgico que envolve além de todo conhecimento técnico-científico do profissional, também deve ser realizado em lugares seguros e com infraestrutura adequada.
Clínicas especializadas investem constantemente em inovação, seja em forma de conhecimento por meio de treinamentos e especializações, como também em melhorias de equipamentos e infraestrutura adequada para oferecer toda segurança ao paciente durante a realização do transplante capilar.
A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO
Nem toda perda capilar tem como indicação de tratamento o transplante. Sendo assim, alguns casos podem ser tratados seguindo outros tipos de protocolos clínicos.
Além disso, há algumas recomendações específicas para submeter o paciente ao transplante capilar como:
- Identificar o tipo e o grau da calvície
- Se a perda dos folículos está estabilizada
- Definir as possíveis áreas doadoras
- Avaliar a saúde dos folículos
Enfim, a avaliação médica deve ser minuciosa para que o transplante capilar tenha os resultados esperados tanto pelo paciente, quanto pela equipe que participa do procedimento de transplante.
Assim, podemos concluir que o diagnóstico correto é fundamental para a realização do planejamento cirúrgico, onde será determinada a melhor técnica a ser usada durante a cirurgia.
Em síntese, entre os métodos mais utilizados atualmente, podemos destacar:
- FUE (Follicular Unit Extraction): Trata-se de um método em que as unidades foliculares são retiradas e transplantadas uma a uma da área doadora para a receptora. Nesta técnica é possível otimizar o número de fios utilizados, podendo ter uma redistribuição muito melhor da área calva. Além disso, é um método que causa danos leves na região doadora, não deixando cicatrizes.
- FUT (Follicular Unit Transplantation): Esta técnica também é chamada de “Método em Faixa”, pois os folículos capilares são extraídos em forma de faixa retirada do couro cabeludo do paciente e transplantadas na área calva. Também oferece uma ótima cobertura e otimização da redistribuição dos fios, porém, deixa uma cicatriz linear no couro cabeludo do paciente.
Ambas as técnicas são muito eficientes, oferecem uma recuperação rápida ao paciente e os resultados naturais, sem o aspecto de cabelo de boneca e podem ser observados logo nos 3 primeiros meses após a cirurgia.
A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL
O profissional deve estar sempre atualizado. Afinal, o transplante capilar envolve muito conhecimento técnico-científico, além de treinamentos e especializações constantes, pois as técnicas vão sempre evoluindo ao longo do tempo.
Além disso, é imprescindível o investimento em tecnologia de ponta e domínio das técnicas cirúrgicas para ter o resultado esperado o oferecer toda segurança ao paciente.
ALINHAMENTO DAS EXPECTATIVAS COM O PACIENTE
A relação paciente e médico é definitivamente parte fundamental para o sucesso do procedimento de transplante capilar.
Afinal, o médico deve entender além do quadro clínico do paciente, compreender todas as suas expectativas com o procedimento e deixar muito bem alinhado os possíveis resultados do transplante capilar.
Em suma, o transplante capilar é mais que redistribuir os fios no couro cabeludo, e também vai além de recuperar uma aparência de preenchimento capilar, está envolvido com a autoestima e o quanto que o paciente pode se sentir mais confiante e valorizar novamente sua aparência.
A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS NO PÓS-TRANSPLANTE
Outro ponto que pode contribuir com o insucesso do transplante capilar é a falta de cuidado no pós-cirúrgico. Portanto, mesmo sendo um procedimento com recuperação tranquila, sem necessidade de permanecer internado, há recomendações de alguns cuidados que devem ser seguidos, como:
Ter atenção na hora de lavar o cabelo, evitando esfregar com força o local da cirurgia
Usar shampoo neutro para a lavar o cabelo.
Separar uma toalha apenas para secagem dos cabelos, diferente daquela utilizada para o banho.
Evitar o uso de bonés, chapéus e capacetes nos primeiros dias após o transplante
Piscina e banhos de mar estão liberados apenas 2 meses após o procedimento
Atividades físicas como musculação, lutas e outros esportes são recomendados apenas após 2 meses de cirurgia.
Manter o couro cabeludo arejado e limpo para auxiliar no processo de cicatrização.
Seguir corretamente a prescrição médica quanto ao uso de medicamentos para complementar o tratamento para a calvície, potencializando os resultados do transplante.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O transplante capilar se desenvolveu muito ao longo dos anos e hoje oferece resultados cada vez mais naturais e duradouros. Dessa forma, conte com profissionais qualificados, experientes e que atendam em local com toda estrutura necessária para oferecer bem-estar e segurança ao longo do procedimento.
A relação médico/paciente, o diagnóstico correto e o planejamento cirúrgico são essenciais para o sucesso do transplante capilar, assim como os cuidados pessoais no pós-operatório.
Enfim, se você quer saber mais sobre o transplante capilar e, como este procedimento pode ajudar a recuperar a autoestima dos pacientes, entre em contato com a nossa equipe por meio de nossos canais de atendimento e também em nossas redes sociais.
Em nosso site você vai ter acesso a diversas informações e tirar suas principais dúvidas. Além disso, também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante capilar.