Você está em: Blog

FALHAS NA BARBA E SOBRANCELHA: PODEM SER CORRIGIDAS TRANSPLANTE CAPILAR

É muito comum encontrar homens com falhas da barba. Não é uma regra, mas em geral são falhas bem delimitadas e visíveis. Além da barba, outras regiões do rosto como o bigode, sobrancelha e os cílios podem ser corrigidos com transplante capilar.

Por mais que seja mais recorrente em homens, mulheres também podem apresentar estas falhas capilares no rosto. Apesar da maior parte dos casos estarem atreladas a condições genéticas, que causam a calvície por exemplo, essas falhas capilares no rosto também podem estar relacionadas com outros fatores. 

Muitas pessoas se sentem desconfortáveis com a aparência destas falhas no rosto, o que pode também afetar a autoestima e o bem-estar emocional delas. Assim, muitos casos de perda capilar na face podem ser corrigidos com o transplante capilar. A técnica mais indicada para estes casos é a FUE (Follicular Unit Extration), considerado um método artesanal e de resultados mais naturais.

Ao longo deste texto vamos explicar o porquê essa técnica é a mais recomendada, tanto para tratar como para corrigir e melhorar aparência destas regiões do rosto, oferecendo maior densidade e preenchimento dos pelos. 

POR QUE OCORRE AS FALHAS CAPILARES NAS REGIÕES DO ROSTO?

Em muitos casos, essas falhas estão relacionadas a fatores genéticos. Para compreender quais são as causas reais, é sempre indicado realizar uma consulta com o médico dermatologista, que irá verificar as condições clínicas dos pacientes e, só após essa avaliação completa, determinar o melhor tratamento ou procedimento a se fazer.

Como já falamos acima, essas falhas capilares na região da face como barba, sobrancelha, bigode e cílios podem ter relação com problemas de calvície atrelados a alopecia areata (conhecida também como pelada) e alopecia androgenética, mas também podem ser ocasionadas por outros fatores como problemas de imunidade, alimentação irregular e estresse. 

Além disso, condições externas como cicatrizes de ferimentos e queimaduras, por exemplo, também podem afetar o crescimento da barba ou outra região. Condição que é amenizada ou mesmo totalmente recuperada com o transplante capilar. 

TÉCNICA FUE PARA CORRIGIR AS FALHAS 

Áreas em que podem ser corrigidas com transplante capilar.
Áreas em que pode ser empregada a Técnica FUE

Estas falhas capilares podem causar incômodos na aparência do paciente. Alguns estudos e pesquisas indicam que as mulheres buscam mais por transplante de sobrancelhas, tanto para corrigir falhas como para aumentar o volume e densidade dos pelos nessa região.

Já entre o sexo masculino, houve um aumento significativo da procura por estes procedimentos para corrigir as falhas capilares no rosto ou mesmo dar uma maior densidade à barba e ao bigode. 

Os métodos de transplante capilar evoluíram muito ao longo dos anos, e com isso, houve o surgimento e o aprimoramento de diversas técnicas que oferecem resultados cada vez mais naturais, seguros e maior conforto ao paciente tanto durante o procedimento quanto na recuperação. 

Este avanço tecnológico propícia que o transplante de folículos possa ser feito em outras regiões do corpo além do couro cabeludo. 

Para a realização do transplante nas regiões do rosto como a barba, bigode, sobrancelha e cílios, o procedimento que melhor se encaixa é o FUE (Folicular Unit Extraction). 

Nesse método a transferência dos folículos é feita fio a fio, proporcionando maior exatidão durante o processo e diminuindo a incidência de cicatrizes. Além disso, essa é uma técnica minimamente invasiva, em que a recuperação do paciente é rápida e o resultado fica muito natural. 

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRANSPLANTE

Por se tratar de um método definitivo, o transplante capilar deve ser realizado após avaliação e planejamento que leve em conta a região doadora, receptora, qualidade e semelhança entre os fios, orientação do crescimento dos pelos e formato do rosto do paciente, entre outras considerações importantes. 

DEVEMOS LEMBRAR QUE AS UNIDADES FOLICULARES RETIRADAS DA REGIÃO DOADORA MANTÊM AS CARACTERÍSTICAS DE SUA REGIÃO DE ORIGEM.

Sendo assim, deve-se levar em consideração que os folículos da cabeça, rosto, bigode, tórax, cílios, bigode, sobrancelhas e outros lugares do nosso corpo, possuem características diferentes. 

Desse modo, podemos concluir que verificar as características dos folículos que mais se assemelham com a região receptora é fundamental. Além disso, é imprescindível averiguar a quantidade de fios disponíveis para a realização transplante. 

Outro ponto que deve ser tratado com máxima importância é que o folículo retirado da região doadora não nascerá mais naquele local. Por conta disso, o planejamento do transplante é, também, tão fundamental para que a região doadora não fique defasada.

O médico dermatologista deve ter muita habilidade e experiência para selecionar os melhores folículos e assim garantir que o resultado seja satisfatório e natural.

Ele é o responsável por fazer a avaliação tanto da região que irá receber os folículos, bem como o planejamento de transplante coerente com as características do rosto do paciente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

sobrancelha feminina.
Imagem ShutterStock

Devemos lembrar que os fios retirados da região doadora não nascem mais naquela área. Por conta disso, o planejamento do transplante deve considerar tanto a área de onde serão retirados os folículos, como a que irá recebê-los para que as falhas possam ser corrigidas com transplante capilar.

As características dos fios, a quantidade disponível na região doadora, semelhança entre os folículos são fundamentais para que o procedimento tenha um efeito de preenchimento, densidade e naturalidade.

Nos primeiros 3 meses após a cirurgia é possível já verificar os sinais de êxito do procedimento, pois é quando os fios transplantados iniciam seu processo de crescimento. 

Durante o acompanhamento mensal são feitas as avaliações de preenchimento, densidade e saúde dos folículos, e com um ano após o transplante o resultado final aparece de fato. 

O transplante capilar utilizando a técnica FUE é muito recomendado para melhorar a aparência dos pelos do rosto como barba, bigode, sobrancelha e cílios. Sendo assim, para ter o máximo de resultado, procure por um cirurgião dermatologista capacitado. 

Não deixe de acompanhar nosso blog para compreender como o transplante capilar pode ajudar as pessoas a recuperarem sua autoestima e bem-estar. 

Encontre informações e tire as principais dúvidas em nosso site. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante capilar. 

Facebook
WhatsApp
Pinterest
Twitter
Fale conosco agora