Você está em: Blog

DESMISTIFICANDO O TRANSPLANTE CAPILAR

Ter os cabelos de volta, com densidade e preenchimento é o que muitas pessoas desejam quando buscam pelo transplante capilar. 

Apesar de toda inovação e tecnologias empregadas no procedimento atualmente, ainda é uma cirurgia carregada de estigmas, bem como a própria calvície, perda capilar que o procedimento trata.

Os primeiros transplantes capilares eram feitos em tufos, com punchs de 3 e 4 mm, deixando um resultado final artificial, denominado popularmente como “cabelos de boneca”.  

Muito se pesquisou e estudou até chegarmos nos dias de hoje, com equipamentos cada vez mais modernos para a realização do procedimento, que resultam em uma cobertura da área calva muito melhor e de aspecto mais natural.

Ainda assim, há muitas dúvidas que cercam o assunto e no texto de hoje vamos desmistificar alguns deles. 

TRANSPLANTE CAPILAR E IMPLANTE CAPILAR SÃO A MESMA COISA. 

Não é bem assim. O termo IMPLANTE CAPILAR é usado para fazer referência aos procedimentos cirúrgicos que usam enxertos sintéticos com cabelos artificiais. Já o TRANSPLANTE CAPILAR é feito com os folículos capilares do próprio paciente, de uma região que não seja afetada, não sendo permitido o uso de fios de terceiros. 

HÁ APENAS UMA TÉCNICA ADEQUADA PARA A REALIZAÇÃO DO TRANSPLANTE CAPILAR.

Existem algumas técnicas específicas para a realização do transplante capilar. Entre elas podemos destacar:

Resultado de transplante capilar.

FUE (Follicular Unit Extraction): é o método mais moderno de transplante capilar. A extração dos folículos é feita por meio de micro incisões e os fios são retirados e transplantados um a um da área doadora para a receptora. Por conta disso, é considerado um procedimento artesanal e muito minucioso, levando cerca de 8 horas para se concluir a cirurgia, dependendo do tamanho da região. 

Entre os principais benefícios desta técnica estão o fato de outras regiões, além do couro cabeludo, serem tanto doadoras quanto receptoras. Podemos citar aqui as áreas da barba, bigode, tórax, sobrancelha e cílios. 

Outra vantagem deste método e o fato de não deixar cicatrizes aparentes e o preenchimento capilar ser mais homogêneo, oferecendo um resultado de mais densidade ao longo do processo de crescimento dos cabelos. 

FUT (Follicular Unit Transplantation): também é uma técnica muito utilizada nos dias de hoje. A principal característica do método FUT está em extrair da região doadora, que em geral é o couro cabeludo, uma faixa contendo os folículos que serão transplantados um a um para a área receptora. A principal desvantagem da técnica está em deixar uma cicatriz linear aparente, principalmente quando os cabelos estão mais curtos. Apesar disso, neste método o paciente também tem uma cobertura da área calva eficiente, tendo como resultado uma maior densidade capilar ao longo do crescimento dos fios.

Híbrido: no método híbrido algumas técnicas são combinadas para otimizar tanto o processo quanto os resultados do transplante capilar. Quem determina o melhor método a ser utilizado é o cirurgião dermatologista. 

O PROCEDIMENTO DEIXA UMA CICATRIZ APARENTE.

Como comentamos no item acima, atualmente os procedimentos de transplante capilar são muito eficientes na cobertura da área calva. A técnica FUT, também conhecida como técnica em faixa, deixa uma cicatriz linear aparente, principalmente se o cabelo estiver mais curto. Isso ocorre pois, para a realização do procedimentos, os folículos são extraídos da região receptora por meio de uma faixa retirada do couro cabeludo. 

AS ÁREAS DOADORAS DEVEM SER APENAS DO COURO CABELUDO

Não necessariamente. Quem irá determinar as possíveis regiões doadoras será o médico dermatologista após uma avaliação completa e muito detalhada dos tipos e características dos fios. Ao optar pela técnica FUE é possível utilizar folículos de outras regiões do corpo, principalmente se não houver tantos fios disponíveis no couro cabeludo. Podem ser usados folículos da barba, bigode, tórax, sobrancelhas e até mesmo dos cílios. 

Devemos levar e questão também que o fio transplantado permanece com as mesmas características de seu lugar de origem. Por isso, é de suma importância fazer uma avaliação minuciosa durante as consultas pré-transplante capilar. 

APENAS HOMENS PODEM FAZER O TRANSPLANTE CAPILAR

Homens tendem a buscar mais pelo procedimento para corrigir e tratar problemas causados, principalmente, por decorrência da alopecia androgenética. No geral, a maior parte deles realiza o procedimento no couro cabeludo, mas a barba também tem sido uma região bastante procurada atualmente.

Apesar de serem menos acometidas com calvície, as mulheres também podem se submeter ao procedimento e ter ótimos resultados com o transplante capilar. Além disso, a maior parte do público feminino tem procurado pelo transplante de fios na sobrancelha, para terem um melhor preenchimento dessa região. Conheça algumas curiosidades sobre o transplante de sobrancelha.

O RESULTADO DO TRANSPLANTE É ARTIFICIAL

As pesquisas e inovações no setor não param e com isso é possível observar resultados cada vez mais naturais. Isso tudo ocorre porque durante as consultas pré-transplante capilar é feito um planejamento para a realização do transplante que contempla as características físicas do paciente, bem como a quantidade de fios a serem transplantados para terem uma melhor redistribuição dos folículos e assim, ter como resultado, uma melhor cobertura do couro cabeludo. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A tecnologia avançou bastante quando falamos em transplante capilar. Tanto em termos de equipamentos como em conhecimento e evolução das técnicas.

Dessa forma, procure sempre por clínicas e profissionais de referência e que estejam aptos a realizar o procedimento que deve ser planejado e preparado por meio de uma anamnese completa, análise dos fios e planejamento das linhas da face do paciente para realização do transplante.

Desconfie de preços muito baixo e não acredite que clínicas no exterior tem melhores condições de atender você. Afinal, isso pode trazer riscos tanto ao procedimento, quanto a sua própria saúde. Por isso, sempre pesquise e informe-se sobre o profissional, sua habilitação e a clínica em que atua.

Para saber mais sobre o transplante capilar e, como este procedimento pode ajudar a recuperar a autoestima dos pacientes, entre em contato com a nossa equipe por meio de nossos canais de atendimento e em nossas redes sociais. 

Além disso, em nosso site você vai ter acesso a diversas informações e tirar suas principais dúvidas. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante capilar. 

Facebook
WhatsApp
Pinterest
Twitter
Fale conosco agora