A indicação para a realização do transplante capilar deve ser feita após uma consulta e investigação detalhada por médico dermatologista especializado. Não há uma idade certa para se fazer a cirurgia, mas o ideal é que seja realizada após os 25 anos. Além disso, o padrão da calvície deve estar estabilizado para que o resultado seja mais eficaz.
O tipo e o grau da calvície, bem como a intensidade da queda dos fios, são fatores que devem ser levados em consideração na avaliação, pois podem se configurar em empecilhos para a realização da cirurgia. O transplante capilar só terá êxito se todas as variáveis forem consideradas e devidamente investigadas.
Durante a consulta são realizados e solicitados exames que tem como principal objetivo compreender tanto a saúde do paciente como um todo, como estruturar um histórico clínico, para dessa maneira promover um diagnóstico efetivo relacionado a calvície.
O melhor tratamento a ser seguindo, bem como a indicação para realização do transplante capilar, só serão determinados após a interpretação dos resultados.
Essa medida, além de trazer mais segurança ao paciente, também otimiza ao máximo os resultados no pós-cirúrgico, trazendo efeitos satisfatórios e a possibilidade de não ser mais necessário realizar outras cirurgias capilares.
A busca pelo transplante capilar
Apesar da procura ser maior entre os homens, o transplante capilar é um procedimento que pode ser realizado em ambos os sexos, sempre respeitando as características individuais de cada um.
A consulta e o planejamento para a realização do transplante capilar são personalizados, isso significa que os resultados de outras pessoas não influenciam no que é indicado para você.
Cada pessoa é única, portanto, podemos concluir que os problemas capilares também são.
Além disso, é realizado um exame pormenorizado nos fios da área doadora, pois de nada adianta realizar o transplante capilar se os fios que serão implantados tiverem o fator genético da calvície ou não serem saudáveis.
Benefícios do Transplante Capilar: o que eu posso esperar?
A evolução das técnicas de transplante capilar tem trazido resultados cada vez eficazes em relação à calvície. Atualmente, uma das técnicas mais modernas e usada nas cirurgias capilares é o FUE (Follicular Unit Extraction), onde as unidades foliculares são transferidas uma a uma da região doadora para a receptora.
Esse procedimento é bem menos invasivo, sem cicatriz linear e propicia resultados muito mais naturais e sem aparência de cabelo de boneca.
Contudo, independente da técnica empregada pelo médico dermatologista (conheça as principais técnicas aqui!), a realização do transplante capilar proporciona diversos benefícios aos pacientes:
• Elevação da autoestima: Deixar de ser calvo, ou careca, não é uma vaidade vazia. Muitas pessoas têm sua autoestima minada por conta das falhas nos cabelos e da queda constante dos fios. A realização do transplante capilar pode elevar a autoestima das pessoas e oferecer mais bem-estar aos pacientes.
• Resultado natural: em apenas um ano após a realização do transplante capilar é possível observar o preenchimento total do couro cabeludo, com boa densidade dos fios e uma aparência natural.
• Cicatrizes: a técnica FUT deixa uma cicatriz linear que fica perceptível no couro cabeludo quando o paciente usa cortes mais curtos e raspados. Já a técnica FUE, por ser realizada folículo por folículo, não deixa cicatrizes aparentes mesmo em cortes de cabelo raspado, o que permite um resultado ainda mais natural. Além disso, nessa técnica também podem ser utilizados folículos da barba e do tórax. O que aumenta as possibilidades de uso dos fios.
• Necessidade de internação: para realizar a cirurgia capilar não há necessidade de fazer jejum e mesmo ficar internado. O procedimento normalmente ocorre em uma megasessão com duração média de 8 horas e a é anestesia local. O paciente fica consciente o tempo todo, podendo sair para se alimentar e ir ao banheiro e, no mesmo dia está liberado a voltar para casa.
• Rápida recuperação: o pós-operatório em geral é tranquilo, não havendo fortes dores e/ou incômodos. A região da cabeça fica mais sensível nos primeiros dias após a realização do transplante capilar, mas depois de uns dias a vermelhidão e o inchaço passam, não havendo necessidade de uso de medicamentos para controlar a dor.
• Preenchimento da área implantada: a redistribuição dos fios é realizada mediante planejamento, onde as medidas e o desenho do cabelo são feitos no paciente. Dessa forma, o resultado fica mais uniforme, garantindo um preenchimento com aspecto mais natural.
Posso dar adeus à calvície?
O transplante capilar é o único procedimento que resolve de modo definitivo a queda de cabelo, porém, tenha em mente que não é fixada uma peruca na cabeça do paciente.
Os fios são redistribuídos ao longo do couro cabeludo, seguindo o planejamento determinado na consulta para que durante o crescimento dos fios o cabelo apresente um efeito natural de preenchimento e densidade.
Não há um aumento dos fios no couro cabeludo!
Os folículos são naturais e retirados da região doadora do próprio paciente. Os fios seguirão o ciclo normal de crescimento do cabelo, envelhecendo com o tempo, caindo se assim for da sua natureza, ficando mais finos e brancos.
O efeito natural do transplante capilar se dá justamente pelos fios seguirem seu ciclo natural de crescimento, sofrendo mudanças ao longo do passar do tempo.
Além disso, não podemos deixar de citar que quanto melhor você cuidar da saúde do seu cabelo, melhor será a durabilidade e resposta ao transplante.
Mantenha os fios sadios com uma boa higienização, usando produtos de qualidade, que sejam adequados ao seu tipo de cabelo e mantendo uma rotina de vida saudável.
Além dos cabelos, seu corpo como um todo irá corresponder a esse cuidado e atenção.
Você pode resgatar sua autoestima por meio do transplante capilar. Entre em contato com nossa equipe pelos canais de atendimento e saiba como podemos te ajudar.
Para mais informações, acesse nosso site e tire suas principais dúvidas. Também queremos te convidar para se inscrever em nosso canal no youtube. Lá você terá acesso a muita informação relevante, principalmente se estiver considerando realizar um transplante capilar.