O transplante de sobrancelha é uma modalidade que tem crescido cada vez mais tanto entre as pessoas, recuperando a região que pode ter sofrido por conta de algum tipo de alopecia ou trauma devido a retiradas constantes de fios, machucados ou queimaduras.
Este procedimento tem trazido muito mais qualidade de vida aos pacientes, pois afetam de modo positivo o bem-estar e eleva a autoestima.
Para a realização do transplante é necessário passar por consulta com o cirurgião dermatologista, que é o médico habilitado nesse tipo de cirurgia. Além disso, antes de realizar qualquer procedimento, deve ser avaliado os motivos que levaram a perda dos folículos nessa região. Durante a consulta, é feita uma anamnese completa do paciente e também são solicitados exames de rotina.
No texto de hoje, vamos discorrer sobre as 4 principais curiosidades sobre o transplante de sobrancelha. Fique com a gente e entre em contato para saber ainda mais sobre este tipo específico de transplante capilar.
1. QUALQUER PESSOA PODE REALIZAR O TRANSPLANTE DE SOBRANCELHA?
Não. Por isso que muito importante realizar uma consulta com o cirurgião dermatologista. Afinal, é necessário investigar as causas da perda dos folículos na região e se é possível pensar em algum tipo de tratamento medicamentoso para recuperar o local.
Alguns tipos de alopecia, como a areata, não tem indicação para o transplante. Pois trata-se de uma doença autoimune onde aquele local específico que é acometido com a perda dos fios. Desse modo, eles não conseguem recuperar o seu crescimento.
Outra doença que tem sido bastante diagnostica atualmente nos consultórios é a AFF. Mais comum entre as mulheres, a Alopecia Frontal Fibrosante tem um desenvolvimento lento e progressivo, levando a perda dos folículos na região frontal do couro cabeludo e também nas sobrancelhas.
Essa condição deve ser avaliada individualmente e com alinhamento das expectativas junto ao paciente, pois ainda que o transplante de sobrancelha seja possível de ser realizado e os resultados apareçam, nesse tipo específico de alopecia, a perda dos folículos pode continuar mesmo alguns anos após o procedimento.
2. DE ONDE SÃO RETIRADOS OS FOLÍCULOS PARA A REALIZAÇÃO DO TRANSPLANTE?
Durante as consultas pré-transplante capilar são avaliadas as características dos folículos da sobrancelha e de outras áreas que podem ser consideradas como doadoras.
Não é uma regra, mas normalmente os folículos mais utilizados são retirados do próprio couro cabeludo do paciente, da parte posterior da cabeça próximo a nuca. Após serem retirados, são implantados na região receptora levando em conta a angulação do fio, densidade e o desenho de sobrancelha que melhor se adeque ao rosto do paciente.
3. QUAL A MELHOR TÉCNICA PARA REALIZAR O TRANSPLANTE DE SOBRANCELHA?
A técnica a ser usada para a realização do transplante capilar é decida em conjunto com o paciente durante a consulta pré-transplante, após a realização da tricoscopia, exame que avalia as condições e características dos folículos, bem como os demais exames clínicos solicitados, que qualificam o paciente para a realização do procedimento.
Entre as técnicas mais utilizadas pelos cirurgiões dermatologistas, temos a FUE (Follicular Unit Extraction). É considerada um procedimento artesanal, em que os folículos são retirados e implantados um a um. Este método favorece a recuperação tanto da área doadora quanto da receptora e praticamente não deixa cicatriz, proporcionando um resultado final bastante natural.
Além disso, a técnica FUE também permite que folículos de outras regiões do corpo, além do couro cabeludo, possam ser utilizadas no transplante como a barba, cílios e até mesmo os pelos do tórax.
Outra técnica que pode ser utiliza o procedimento é a FUT (Follicular Unit Transplantation), também conhecida como técnica em faixa. Nesse procedimento é retirada um faixa contendo os folículos para o transplante capilar no couro cabeludo do paciente e, em seguida, os folículos são selecionados e implantados um a um na região receptora.
Além disso, em alguns casos pode ser aplicada a técnica híbrida, que é a combinação dos dois procedimentos que citamos acima.
Quem determina qual procedimento será realizado é o médico dermatologista, sempre levando em conta as condições e características individuais do paciente.
Conheça mais sobre as técnicas de transplante capilar e sua evolução ao longo do tempo.
4. A CIRURGIA E O PÓS-CIRÚRGICO
A cirurgia de transplante capilar é feita de modo minucioso, e os folículos são separados e transplantados um a um. O procedimento é muitas vezes demorado, levando cerca de 8 horas para ser realizado. Por ser uma região menor, o transplante de sobrancelha pode levar um tempo menor.
A preparação para a cirurgia não requer grandes sacrifícios do paciente, não há necessidade de internação nem antes nem após o procedimento, que é realizado com sedação e anestesia local.
A região pode ficar um pouco mais sensível alguns dias após o transplante e o paciente pode ter dores locais, nesses casos há prescrição de alguns medicamentos para o alívio dos sintomas.
O resultado do transplante é possível de ser observado logo nos primeiros 3 meses após o procedimento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização do transplante de sobrancelha tem contribuído com o bem-estar e aumento da autoestima dos pacientes. A realização desse procedimento tem crescido cada vez mais, principalmente entre as mulheres.
É importante considerar e avaliar as causas da perda de folículos na região em consulta com cirurgião dermatologista, que irá investigar o seu caso de modo individual e personalizado, indicando o procedimento ideal para recuperar a região.
A cirurgia ocorre em um mesmo dia, em algumas horas o paciente está liberado para se recuperar em casa. Além disso, não há necessidade de internação e o procedimento é feito com sedação e anestesia local.
Para saber mais sobre o transplante capilar e, como este procedimento pode ajudar a recuperar a autoestima dos pacientes, entre em contato com a nossa equipe por meio de nossos canais de atendimento e em nossas redes sociais.
Em nosso site você vai ter acesso a diversas informações e tirar suas principais dúvidas. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante de sobrancelha.