Um ano após o transplante capilar temos o resultado final do procedimento, com o ciclo de crescimento completo dos folículos que foram transplantados.
Dessa forma, seja no couro cabeludo, ou em outras regiões, o transplante capilar é um método que recupera o preenchimento e volume perdidos com a diminuição dos fios.
Existem diversos fatores que podem levar a perda dos folículos, entre eles a mais comum é a alopecia androgenética. Em resumo, essa condição causa o afinamento gradativo dos fios até eles deixarem de nascer. Assim, para estes casos, o transplante capilar é um método muito eficiente, sendo bastante indicado.
Devemos destacar que, para a realização do procedimento, é necessário passar por consulta e exames pré-operatórios de praxe para identificar as causas da perda capilar. Além disso, também são avaliadas as condições dos outros folículos para o transplante ocorrer com máxima segurança e eficácia.
A seleção da área doadora, bem como a análise do fio por meio do exame de tricoscopia, são elementos que contribuem diretamente para o sucesso do procedimento.
Desse modo, desconfie de promessas e valores praticados fora do mercado. Escolha um profissional que seja altamente gabaritado e que atue em clínicas que ofereçam estrutura, além de garantir que o procedimento seja bem-sucedido, contribui diretamente com a sua segurança e saúde.
AS MELHORES TÉCNICAS PARA O TRANSPLANTE CAPILAR
A melhor técnica para o transplante capilar é aquela que o médico dermatologista irá determinar. É levado em conta as características da perda, a avaliação da área e dos folículos doadores, bem como a otimização dos resultados. São um conjunto de fatores que contribuem para se escolher entre um ou outro método.
Houve uma evolução muito grande nas técnicas e novos protocolos têm sido estudados para promover ainda mais bem-estar e resultados cada vez melhores aos pacientes.
Atualmente, as técnicas FUT e FUE estão entre as mais usadas nos procedimentos. Afinal, são métodos minuciosos que proporcionam um ótimo resultado ao paciente.
FUT (Follicular Unit Transplantation):
Essa técnica, também conhecida como método em faixa, retira uma faixa do couro cabeludo do paciente contendo os folículos que serão implantados na região receptora. Os fios são separados e enxertados um a um seguindo o planejamento de distribuição dos folículos. Um entrave desta técnica, é o fato de deixar uma cicatriz linear aparente, principalmente se o cabelo estiver mais curto.
FUE (Follicular Unit Extraction):
Nesta técnica os fios são extraídos e implantados um a um da região doadora para receptora. Por conta disso, é considerada um método artesanal, uma vez que cada folículo é retirado de seu lugar de origem, preparado e implantado na área receptora. Esta técnica não deixa cicatriz linear aparente.
O TRANSPLANTE CAPILAR EM 12 MESES
Como dissemos no início desse texto, o resultado final do transplante ocorre quando o ciclo de crescimento do cabelo se completa, preenchendo a área que antes continha as falhas, preenchendo e oferecendo mais densidade, contribuindo com o resultado natural.
Os primeiros 15 dias de transplante capilar
É o período pós-operário que exige mais cuidados em termos de higiene e repouso. Apesar de ser um procedimento tranquilo e que não exige que o paciente fique internado e até mesmo seja anestesiado. Ainda assim, se trata de um procedimento invasivo que demanda certos cuidados em seu pós-operatório.
Sendo assim, a limpeza deve ser feita com máximo cuidado para não agredir e até mesmo interferir nos folículos que foram transplantados. Também não é recomendado praticar atividade física por um tempo.
Com mais ou menos 15 dias após o transplante os fios implantados caem, permanecendo no couro cabeludo as raízes que darão início ao ciclo de crescimento dos cabelos.
3 meses após o transplante capilar
Neste momento é possível observar os primeiros fios crescendo e o resultado do transplante começa a aparecer. Com o passar dos meses, e com o crescimento dos demais fios, a sensação de preenchimento aumenta cada vez mais, afinal a região afetada começa a ficar coberta.
6 meses após o transplante
Neste período praticamente todos os fios já nasceram e estão em fase de crescimento. Os cabelos estão mais preenchidos, apesar de os fios ainda terem poucos centímetros
Do 9º ao 12ª mês
Essa é a fase em que o ciclo de crescimento dos fios começa a ser concluído e o paciente consegue perceber de modo definitivo o resultado final do transplante.
Também é possível avaliar a necessidade de um novo transplante em casos de calvície mais avançada. Afinal, o couro cabeludo já recuperou sua elasticidade e pode passar por um novo procedimento.
Com as técnicas que os dermatologistas capilares têm disponível atualmente, é possível garantir resultados naturais, afinal:
- Os folículos são minuciosamente escolhidos
- As técnicas e tecnologias estão cada vez mais avançadas
- É feito um planejamento de distribuição dos fios que leva em conta a fisionomia do paciente, seus anseios e harmonia facial.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O transplante capilar tem se estabelecido na atualidade como um procedimento estético altamente eficaz. Ele recupera de forma definitiva as áreas afetadas com a perda capilar e também a autoestima dos pacientes.
A evolução das técnicas e tecnologias também tem contribuído com os resultados cada vez mais naturais que o procedimento proporciona.
Busque sempre por clínicas e profissionais de referência e não se iluda com promessas e valores praticados fora do mercado. Sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar.
Além disso, o profissional habilitado irá investigar a fundo toda a questão que envolve a perda capilar e propor soluções personalizadas que se enquadrem em cada caso.
Para saber mais sobre o transplante capilar e, como este procedimento pode ajudar a recuperar a autoestima dos pacientes, entre em contato com a nossa equipe por meio de nossos canais de atendimento e em nossas redes sociais.
Além disso, em nosso site você vai ter acesso a diversas informações e tirar suas principais dúvidas. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um transplante capilar.