A alopecia androgenética é uma doença capilar que tem como principal sintoma o afinamento dos fios. Apesar de ser mais comum entre os homens, é um tipo de perda capilar que também afeta as mulheres.
O termo “andro” se refere ao hormônio masculino, em especial a testosterona, que afeta diretamente a perda capilar nos homens, uma vez que as mulheres produzem esse hormônio em menor quantidade e por conta disso os casos de alopecia nelas é mais raro. Mesmo estando diretamente relacionado com o hormônio masculino, não é incomum os exames de sangue apresentam níveis normais de hormônios.
Quedas capilares são normais, isso faz parte do ciclo de crescimento dos fios. No entanto, quando elas fogem ao normal, é importante buscar auxílio de médico especialista para avaliar as causas da perda e realizar um tratamento específico para sua condição.
CICLO DE CRESCIMENTO DO CABELO
Você sabia que cerca de 90% dos nossos fios se encontram na fase de crescimento? Enfim, o ciclo de vida de cada folículo capilar compreende as fases:
Anágena: É a fase de crescimento dos folículos, onde se encontram a maior parte dos nossos fios que crescem aproximadamente 1cm por mês.
Catágena: É a fase de transição ou repouso. Ocorre quando os cabelos param de crescer e se preparam para cair.
Telógena: É quando os fios que pararam de crescer caem dando início a uma nova fase anágena com o surgimento de novos folículos que começam a nascer, dando continuidade ao ciclo de crescimento capilar.
Desse modo, é perfeitamente normal uma pessoa perder de 50 a 100 fios por dia sem riscos de desenvolver qualquer tipo de calvície. O ciclo de vida dos folículos capilares dura entre um ano e meio a dois anos.
A queda capilar se torna preocupante quando os fios caem de modo mais intenso, ultrapassando a quantidade normal esperada. Assim, nesses casos é recomendado procurar por um médico dermatologista especialista para avaliar as possíveis causas, que podem estar relacionadas com:
- Estresse, ou o que chamamos de Eflúvio Telógeno
- Alguma condição genética
- Alterações hormonais ou Menopausa
- Pós-parto
- Neoplasias
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ALOPECIA ANDROGENÉTICA
Afinamento dos fios: um dos principais sintomas da alopecia androgenética é o fato de causar um afinamento dos fios que tem início ainda na adolescência. Com o tempo, o afinamento torna os cabelos mais ralos e o couro cabeludo começa a ficar mais aparente. Por volta dos 30 a 40 anos alguns fios estão tão finos que não é possível vê-los e muitos outros já não nascem mais. Em suma, a alopecia androgenética causa uma perda progressiva, padronizada e geneticamente determinada.
Diferente em homens e mulheres: Apesar de ser mais raro entre as mulheres, a alopecia causa nelas um afinamento difuso que tem início no topo da cabeça, tornado os cabelos mais ralos nessa região. Já nos homens, os fios começam a ficar mais finos na parte temporal, que forma as entradas, e na região da coroa.
Causas hereditárias: Há diversos tipos de alopecias, mas quando falamos da androgenética, uma das suas principais características é ser geneticamente determinada. Ou seja, sua causa hereditária, sendo passado de geração para geração.
TRATAMENTO PARA ALOPECIA ANDROGENÉTICA
A dermatologia capilar tem se desenvolvido muito ao longo dos anos. Os estudos e pesquisas desenvolvidos na área tem contribuído com os novos protocolos de tratamento desenvolvidos para prevenir e desacelerar os sintomas de afinamento do cabelo.
Tratamentos injetáveis de modo localizado, estímulos com luzes de LED e protocolos medicamentos são opções que auxiliam a amenizar a perda e retardar o processo de escassez dos fios. Mas, devemos lembrar que a alopecia androgenética é uma condição crônica, que evolui ao longo do tempo. Desse modo, os tratamentos irão apenas atrasar o processo de perda capilar, garantindo que aquele folículo permaneça por mais tempo no couro cabeludo.
Além dos tratamentos convencionais, o transplante capilar tem ganhado cada vez mais destaque. Afinal, se apresente hoje como uma solução definitiva para a queda, devolvendo o aspecto de preenchimento dos cabelos e proporcionando um efeito bastante natural.
As técnicas de transplante capilar se desenvolveram muito ao longo dos anos, garantindo aos pacientes segurança e ótimos resultados. Claro que, os procedimentos devem ser realizados por médicos dermatologistas especializados e em locais adequados.
Os métodos mais utilizados hoje, quando falamos em transplante capilar, são o FUE (Follicular Unit Exctration) e o FUT (Follicular Unit Transplantation). Saiba mais sobre estes métodos:
• FUE (Follicular Unit Exctration): esta técnica está focada na extração do fio, que é retira do da região doadora e implantado na área receptora um a um. É considerada uma técnica artesanal e não deixa cicatrizes aparentes.
• FUT (Follicular Unit Transplantation): também denominada como técnica em faixa. Neste método é retirada uma faixa contendo os folículos capilares que serão separados e implantados na área receptora.
Estes dois métodos podem se executados de modo híbrido. Todo o planejamento do transplante é determinado pelo cirurgião dermatologista.
Acima de tudo, devemos lembrar que todo tratamento ou procedimento a ser realizado nos pacientes é sempre 100% individualizado, levando em conta o diagnóstico obtido por meio de uma anamnese completa, exames de rotina e a tricologia.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A alopecia androgenética é determinada por uma perda capilar progressiva, padronizada e geneticamente determinada. Apesar de ocorrer de também em mulheres, é mais comum entre os homens, pois está diretamente relacionada com o hormônio masculino.
Atualmente, há diversos protocolos e tratamentos convencionais que auxiliam na prevenção e conseguem atrasar a perda capilar. Além disso, o transplante capilar também se destaca por ser considerado um procedimento que restaura de modo definitivo a região, trazendo um resultado bastante natural.
Devemos salientar que qualquer tratamento capilar é 100% individual. Ou seja, cada caso é avaliado de modo único e os protocolos são personalizados, para que o paciente obtenha o máximo de resultados.
E se você deseja saber mais sobre os procedimentos capilares que realizamos na clínica, entre em contato com a nossa equipe. Dessa forma, você vai compreender como podemos contribuímos na recuperação da autoestima dos pacientes.
Acesse nossas redes sociais e fale com a gente por meio dos nossos canais de atendimento. Além disso, em nosso site você vai ter acesso a diversas informações e tirar suas principais dúvidas. Também temos um canal no youtube com muita informação relevante para você que está pensando em fazer um tratamento de restauração capilar.